Blog de informação sobre a micose, uma infecção da pele causada por fungos e que pode aparecer em qualquer pessoa.
publicado por Tim | Quinta-feira, 14 Abril , 2011, 10:42

A micose (ou micoses) é uma infecção da pele que é causada por um fungo, chamado fungo dermatófito, o qual se alimenta e sobrevive de células mortas da pele. Este fungo, como a maior parte dos fungos da pele que causam infecções, sobrevive em condições húmidas e escuras. O fungo pode ser "transferido" de outra pessoa, do solo, de um animal doméstico ou mesmo de um objecto qualquer que se encontre em casa.

 

O nome médico da micose é 'Tinea', normalmente seguido pelo nome em Latim da parte do corpo onde esta infecção se verifica. Por exemplo, tinea pedis afecta os pés, tinea corporis afecta o corpo e tinea capitis afecta o couro cabeludo.

 

Qualquer pessoa pode sofrer de micose, indiferente da idade, do sexo, raça ou da classe social. No entanto, a micose acontece normalmente quando o sistema imunitário está mais fraco, por exemplo quando se tem uma ferida ou um arranhão na pele, o que ajuda ao fungo da micose escapar e penetrar-se na pele e no sistema humano.

 

Como a micose é uma infecção da pele, as micoses mais conhecidas são o pé-de-atleta e as infecções das unhas. Pessoas que andem descalças em lugares públicos com muita humidade, como balneários e piscinas, pessoas que andem a maior parte do tempo com calçado fechado, sem qualquer hipótese de ventilação, pessoas com uma higiene dos pés muito pobre, estão muito mais susceptíveis em sertem infectadas com o fungo do pé-de-atleta, podendo também infectar as unhas.

 

Estes dois tipos de micose tornam, normalmente, os pés e unhas muito desagradáveis à vista, com uma cor algo amarelada ou escura. Embora estes tipos de micose sejam mais conhecidos entre os atletas desportivos, qualquer pessoa pode sofrer dos seus sintomas, se não tiver uma boa higiene dos pés e unhas.

 

Sintomas da micose

 

Os sintomas da micose são normalmente uns círculos ou anéis imperfeitos, avermelhados e escamosos. Estas manchas podem dar bastante bastante comichão, tornando-se algo muito irritante e incomodativo. A infecção da micose pode aparecer em qualquer parte dos pés, mas é mais notada entre os dedos, porque os dedos dos pés têm umas pregas, as quais criam um abmbiente escuro, húmido e quente, condições perfeitas para o fungo da micose se desenvolver e propagar.

 

Aparência da micose

 

Como a infecção da micose causa comichão nas solas dos pés, peitos e entre os dedos, há um perigo desta infecção se propagar para outras partes do corpo, como mãos, cara e torso. A micose nas unhas pode torná-las muito feias, ficando pretas ou amareladas, podendo mesmo partirem e saírem, o que não cria uma imagem particularmente muito bonita e saudável.

 

Como se trata a micose?

 

Hoje em dia existem vários tratamentos que podem ser usados ou tomados para tentar diminuir e mesmo solucionar o problema da infecção de micose. No entanto, há certas coisas que podem ser feitas para evitar e prevenir o aparecimento de uma infecção de micose desde o início. Por exemplo:

  • Lavar muito bem tanto as mãos como os pés todos os dias com água morna e sabão;
  • Secar muito bem as mãos e os pés lavados, para que não fiquem húmidos e possam atrair os fungos da micose;
  • O calçado deve ser lavado e secado constantemente, especialmente se se usar o mesmo calçado a maior parte do tempo;
  • Lavar e secar todas as toalhas molhadas ou húmidas, para não atraírem mais humidade e infecções de micose;
  • Usar meias diferentes todos os dias;

Por vezes, mesmo fazendo todas estas coisas mencionadas acima não impede que uma infecção da micose apareça e quando isso acontece, o mais aconselhado é procurar um médico para que este possa receitar ou recomendar um tratamento que possa ajudar a diminuir e eliminar a infecção da micose.

 

Medicamentos, cremes, sprays ou certos produtos naturais poderão ajudar a tratar das infecções, primeiro diminuindo a infecção e depois acabando por eliminá-la e podendo também prevenir futuros surtos de micose.

 

Como muitas pessoas hoje em dia estão consideravelmente preocupadas com os efeitos secundários que podem aparecer com o uso de certos medicamentos (algo que é normal e muito comum em practicamente todos os medicamentos), algumas preferem usar ou tomar produtos naturais para o tratamento das infecções da micose.

 

Com os produtos naturais, não existe um  grande perigo das pessoas infectadas sofrerem efeitos secundários, porque estes produtos terão ingredientes 100% naturais que não deverão trazer qualquer tipo de problemas para a saúde das pessoas.

 

Seja qual for o tratamento escolhido para resolver as infecções da micose, o que é certo é que eles existem em grande número e que não há um que seja considerado como o único que funciona. No final, a escolha é sempre pessoal de acordo com aquilo com o que é mais comfortável.


mais sobre mim
Abril 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


arquivos
2012

2011

pesquisar neste blog
 
Google+1
Twitter
blogs SAPO