Blog de informação sobre a micose, uma infecção da pele causada por fungos e que pode aparecer em qualquer pessoa.
publicado por Tim | Quinta-feira, 21 Junho , 2012, 11:41

As unhas, tanto das mãos como dos pés, são uma parte fundamental do nosso corpo e organismo, ainda que não lhes demos a devida importância e atenção, para além de cortá-las. No entanto, e tal como qualquer outra parte do nosso corpo, é necessário manter a sua boa saúde, pois quando essa manutenção não acontece, há sempre mais probabilidades de se obterem infecçoes das unhas.

 

As unhas estão sempre susceptíveis a fungos e outras infecções, pois estãos empre em contacto com quase tudo aquilo em que tocamos ou fazemos (unhas das mãos) ou passam a maior parte do tempo em ambientes fechados, como o uso constante de meias e calçado fechado (unhas dos pés).

 

Sintomas de infecção

 

Se as unhas das suas mãos ou pés têm uma cor muito esbranquiçada ou amarelada ou são demasiado espessas ou grossas, ou se se partem facilmente ao mínimo toque, poderá ter alguma infecção das unhas.

 

As unhas infectadas por um fungo (também são chamadas de micose) poderão ser também algo dolorosas ao toque, causando um grande descomforto à pessoa, especialmente no momento de se calçar ou de caminhar.

 

Normalmente, as infecções têm início numa só unha, alastrando-se depois para as restantes. No início não há dor, mas a descoloração das unhas é evidente, o que não é nada atractivo à vista, pois parecem "doentes" e sem vida.

 

Por vezes, estas infecções são demasiado agressivas, acabando por fazerem com que a unha saia por completo, tornando-se demasiado mole e desfazendo-se. É claro, se se deixar a infecção das unhas por tratar, poderá danificar por completo as unhas e causar muita dor e descomforto.

 

Como aparecem as infecções das unhas?

 

Existem algumas formas de se apanhar uma infecção das unhas, as quais estão descritas aqui em baixo:

  • Infecção fúngica - uma infecção fúngica na pele das mãos ou dos pés (por exemplo o pé de atleta) poderá propagar-se para as unhas de ambos, se esta infecção da pele não for devidamente tratada.
  • Água - se lavar as mãos constantemente, também poderá ter uma infecção das unhas. Por exemplo, um chefe de cozinha, um médico ou pessoa de limpeza. O constante lavar também danifica a pele e a base das unhas, permitindo que os fungos penetrem.
  • Unha infectada - Uma unha que esteja recentemente danificada também terá mais facilidade em contaminar as outras.
  • Fumar - o fumar aumenta as hipóteses de uma pessoa sofrer de uma infecção fúngica das unhas, noemadamente das mãos, usadas para segurar no cigarro. 

Por vezes, as infecções das unhas aparecem "do nada", sem que haja uma razão ou razões evidentes para que tal aconteça. Em algumas ocasiões também poderá ser o seu sistema imunitário que estará fraco, dando mais possibilidades às infecções fúngicas "instalarem-se" na sua pele e no seu organismo, podendo causar os sintomas acima mencionados e outros problemas.

 

Como se tratam as infecções das unhas?

 

As infecções das unhas não são uma doença, mas podem ser tratadas na maior parte das vezes. Uma ida ao médico ou farmacêutico poderá ser suficiente para que possam analizar o estado da sua pele e das unhas e recomendar um tratamento mais adequado para a sua situação.

 

Os medicamentos são normalmente a forma de tratamento mais procurada. No entanto, sendo medicamentos de receita, causam quase sempre efeitos secundários (podem ser vários ou poucos), os quais algumas pessoas poderão não querer.

 

Existem também tratamentos naturais alternativos para as infecções das unhas, alguns dos quais também poderão ser recomendados por alguns médicos ou farmacêuticos, se virem que darão mais benefícios para si. 


mais sobre mim
Junho 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
26
27
29
30


arquivos
2012

2011

pesquisar neste blog
 
Google+1
Twitter
blogs SAPO